Vendas de veículos no RS sinalizam forte recuperação do setor

1428 0

Da Redação – Após meses de restrições, finalmente, as Concessionárias Gaúchas puderam retornar suas operações em níveis próximos à normalidade pré-pandemia e, como demonstram os dados de emplacamentos de veículos do mês de setembro, conquistarem uma forte recuperação em suas vendas.

Tudo fruto do aprendizado para se adequarem ao novo normal de mercado, de manterem lojas abertas por mais tempo e de, pela primeira vez, poderem utilizar os canais tradicionais de comercialização em conjunto com as novas ferramentas digitais.

Tais circunstâncias, resultaram em uma maior eficiência e conjunto de soluções, serviços e produtos para clientes, gerando vendas de 14.765 unidades, fazendo de setembro o melhor mês do ano. Com crescimento de 17,0% sobre agosto, o mercado gaúcho obteve o segundo melhor desempenho entre os estados mais importantes. Abaixo, apenas, de Minas Gerais (Estado que concentra o emplacamento das locadoras de veículos no país).

Quanto ao desempenho por segmento, os resultados comparativos com agosto demonstram vigorosas variações positivas de 23,17% nas vendas de automóveis e de 23,83% nas de comerciais leves. Além da manutenção do bom desempenho no segmento de caminhões, com um crescimento de 12,48%, bem superior ao desempenho do mercado nacional, onde as vendas registraram uma queda de 8,29% em setembro.  

Como ponto negativo, persiste a lentidão na recuperação de vendas no segmento de ônibus, refletindo o impacto da pandemia sobre o transporte urbano e interestadual, com o RS sofrendo expressiva queda de 48,94% frente a agosto, mas ainda apresentando desempenho de vendas acumuladas, no ano, similar ao do mercado nacional.

Segundo dados apurados pela Fenabrave/Sincodiv-RS, os emplacamentos de veículos 0 km, relativos a setembro de 2020, na comparação ao mês anterior, mostram um crescimento de 17,01% no RS, frente a, apenas, 9,55% em todo o Brasil. Melhor desempenho e recuperação relativa que permitem, finalmente, após meses de defasagens negativas, um alinhamento do desempenho do mercado gaúcho com a média nacional. Como sinalizam os números gerais acumulados em 2020 quando comparados ao mesmo período de 2019: redução de 28,08% no RS, frente a uma queda nacional de 27,77%.


“A significativa redução das medidas restritivas, em setembro, permitiu ao Rio Grande registrar crescimento mensal em vendas de Veículos que podemos classificar como o melhor entre os resultados obtidos nos demais estados, se considerarmos que o crescimento maior em Minas Gerais decorre das vendas de automóveis e comerciais leves efetuadas para Locadoras. São vendas com características que não refletem, de forma justa, o desempenho comparativo de mercado entre os estados. Portanto, os positivos resultados alcançados pelas Concessionárias de Veículos do RS, num cenário de intensa crise, após enfrentar mais de seis meses de medidas restritivas, algumas ainda em vigor, importa, sobre tudo, chamarmos a atenção das autoridades públicas gaúchas quanto à necessidade de se estabelecer meios e entendimentos para  evitarmos o risco de nova paralisação de um setor com comprovada capacidade de alavancar a recuperação da economia do Rio Grande do Sul”, afirma Paulo Siqueira, Presidente Fenabrave/Sincodiv-RS.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vendas de veículos no RS sinalizam forte recuperação do setor"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *