Paulo Serra é eleito novo presidente do Consórcio Intermunicipal

455 0

Prefeitos definem Adler Teixeira-Kiko como vice-presidente da gestão 2019

Da Redação – O prefeito de Santo André, Paulo Serra, foi eleito nesta terça-feira (8), por unanimidade, presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sucedendo no cargo o prefeito Orlando Morando, de São Bernardo do Campo. A Assembleia Geral elegeu ainda, também por unanimidade, o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, como vice-presidente da entidade. A reunião contou com a presença da prefeita interina de Mauá, Alaíde Damo.

Após o pleito, Serra agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou que pretende apresentar um plano de ação específico para o Consórcio com ênfase em questões como combate às enchentes, saúde e mobilidade urbana. “São áreas que já geraram frutos concretos para a região e em que já existe uma integração mais adiantada entre as cidades. Por isso, nosso objetivo é focar em projetos em que tenhamos uma capacidade de implementação maior”.

“Temos pendências possíveis de serem tiradas do papel em parceria com novo governador e com o novo presidente da República. O Consórcio terá o papel de levar demandas regionais especialmente destas três áreas adiante”, acrescentou.

Serra parabenizou o antecessor pelos dois últimos anos à frente do colegiado. “O prefeito Orlando Morando deixa uma entidade completamente saneada, graças a uma gestão que foi eficiente e extremamente responsável do ponto de vista do dinheiro público, principalmente na questão da redução de custos. O Consórcio passou a ser efetivamente um órgão adequado às novas realidades financeiras das prefeituras da região”, afirmou.

Morando ressaltou que assumiu a responsabilidade de manter a instituição funcionando mesmo com a diminuição de um terço da sua receita. “Reduzimos o repasse dos municípios para o Consórcio de 0,50% da receita ordinária líquida para 0,25%, em 2017, e para 0,17%, desde o ano passado. Toda esta economia, sem ter que mudar a estrutura da entidade, foi indiscutivelmente o melhor efeito de gestão”.

O prefeito de São Bernardo destacou ainda a abertura do escritório do Consórcio em Brasília, que contribuiu para ampliar o diálogo das prefeituras com o Congresso e com o Governo Federal. “O escritório também nos abriu a porta para parcerias internacionais, como ocorreu com a União Europeia”, pontuou.

Morando também apontou como conquista para a região a instalação do Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), primeira unidade regional do gênero no País. O CGE realiza o monitoramento das condições meteorológicas na região, proporcionando integração, agilidade e eficácia às ações das equipes de Defesa Civil municipais.

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Paulo Serra é eleito novo presidente do Consórcio Intermunicipal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *