Os exércitos da Dark Web estão perfurando a justiça e paralisando o STJ

677 0

Mais tentativas são esperadas, já que os cibercriminosos não têm medo de lançar ataques contra autoridades em qualquer parte do Mundo

Da Redação – Em 4 de novembro de 2020, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) sofreu um ataque cibernético em sua infraestrutura de TI, paralisando os processos judiciais por semanas.

Não está determinado que tipo de ataque foi realizado contra a instituição, no entanto, é provável que o Tribunal Superior tenha sido atingido pelo ataque de ransomware como milhares de empresas e instituições neste ano.

Pesquisadores da NordVPN projetam que o incidente é provavelmente um ataque de ransomware realizado pelo DoppelPaymer ou operadores de ransomware semelhantes. Ataques de ransomware são quando um intruso entra nos sistemas internos da instituição criptografando arquivos e pedindo resgate para desbloqueá-los.

Se os hackers conseguiram entrar na infraestrutura de uma entidade governamental, mais ataques subsequentes são esperados contra as outras, pois eles estudaram a arquitetura e sabem onde procurar as vulnerabilidades, que podem servir como um gateway.

Os pontos fracos são frequentemente criados por usuários

“Via de regra, os ataques acontecem devido a atualizações adiadas: os fornecedores disponibilizam correções e atualizações, mas os usuários não têm pressa em instalá-las. Isso cria pontos fracos dos quais os hackers nunca deixam de aproveitar. O momento não poderia ser mais perfeito para ataques, já que a maioria dos funcionários estão trabalhando em casa e ainda menos preocupados em atualizar os sistemas “, disse Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.

Oliver Noble, especialista em criptografia da NordLocker, também acrescenta: “Tanto as empresas quanto os consumidores devem atualizar o software e os sistemas operacionais regularmente. As atualizações geralmente incluem correções críticas que reparam falhas de segurança e vulnerabilidades que os hackers podem já ter explorado para atingir outros. A versão mais recente do software também é a mais segura. “

O custo dos ataques

O resgate médio pago pelas vítimas (quando pagam) aumentou 60% este ano, passando de US 111.605 para US 178.254.

“Pode ser tentador obedecer aos pedidos de resgate a fim de evitar perdas substanciais e danos que poderiam ser causados ​​à instituição. Até o FBI admitiu que, quando as empresas enfrentam a probabilidade de congelar suas operações, podem decidir pagar. Além disso, a história prova que um pagamento único não resolve o problema e as empresas podem esperar pagar mais. O mesmo se aplica às pessoas físicas”, disse Daniel Markuson.

“Repetimos as mesmas regras de precaução. Use senhas únicas e complexas, armazene-as em um gerenciador de senhas e nunca clique em links suspeitos. Também é altamente recomendável usar um software de proteção, como VPN, para navegar com segurança e evitar vírus. Por último, mas não menos importante, não compartilhe seus dados privados com ninguém “, aconselha o especialista em segurança cibernética.

SOBRE A NORDVPN

A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do mundo e mais voltado para a segurança do que a maioria dos serviços VPN. Ele oferece criptografia VPN dupla, bloqueio de malware e Onion Over VPN. O produto é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado, tem mais de 5.000 servidores em todo o mundo e é P2P amigável. Um dos principais recursos do NordVPN é a política de log zero. Para mais informações: nordvpn.com.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Os exércitos da Dark Web estão perfurando a justiça e paralisando o STJ"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *