Lauro Michels amplia fiscalização ambiental em Diadema

811 0

Da Redação – A Prefeitura de Diadema vai instituir a Inspetoria Regional Sul da Guarda Ambiental no mês de abril. O principal objetivo da instituição será a preservação do Meio Ambiente e a prevenção e inibição de crimes ambientais. As secretarias de Meio Ambiente e Defesa Social irão trabalhar em conjunto.

Na primeira fase da implantação do projeto, 10 Guardas Municipais estão em treinamento específico para esta atividade. “O curso está superando minhas expectativas. O conhecimento e a experiência do professor estão facilitando o nosso aprendizado. As aulas estão nos preparando para atuar na cidade de forma preventiva, protetiva, ostensiva e na fiscalização contra ações que venham prejudicar o Meio Ambiente”, comentou a GCM, Ana Rosa dos Santos de Jesus.

A capacitação da GCM para atuação na fiscalização e criação da Inspetoria Regional de Guarda Ambiental demostra mais um passo do governo Lauro Michels em atendimento às demandas regionais sob aspectos ambientais e de segurança pública. “Após estudos e planejamento prévio, a região sul, formada pelos bairros Eldorado e Inamar será contemplada com a instalação da nova Inspetoria Regional de Guarda Ambiental, por deter maior área de proteção ambiental e mananciais da cidade”, comentou o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes. 

Para o município é fundamental a instalação da Guarda Ambiental. A cidade conta com 30,6Km², sendo que 6Km² constituem área da represa. Aproximadamente 22% do território da cidade estão inseridos em áreas de mananciais. A população de Diadema ganha reforço de policiamento e fiscalização ambiental 24h.

“Preservar o meio ambiente é fundamental, faz parte da nossa obrigação. Diadema tem uma extensa área de preservação. O poder público vai estar ainda mais presente trabalhando para proteger a nossa natureza e conscientizar a população”, comentou o prefeito, Lauro Michels.

O curso é ministrado pela equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente e os participantes receberão certificado no final. Com aulas teóricas e práticas baseadas na legislação ambiental, a Guarda Ambiental terá a função de fiscalizar, e quando necessário, fazer autos de infração, sempre baseados na preservação ambiental da cidade.

Conforme consta na Constituição Federal de 1988 no artigo 225, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

“Dentro deste contexto, a demanda pelos serviços de fiscalização ambiental tem crescido a cada ano, tornando necessário incrementar ações para atendimento e preservação. Quem ganha é a nossa população e o Meio Ambiente”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel.

Serviço: Denúncias sobre poluição do ar, sonora, solo, recursos hídricos, desmatamento, maus tratos e outros ligue para o Departamento de Gestão Ambiental – Divisão de Licenciamento e Controle Ambiental
(Rua Ipitá, 193, Jd. Inamar). Tel. 4059-7611 ou 7612 – e-mail: licenciamento@diadema.sp.gov.br

 


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Lauro Michels amplia fiscalização ambiental em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *