Formandos da Mauá anunciam jogo de tabuleiro para o aprendizado de libras

645 0

Projeto será apresentado durante evento on-line, de 6 a 8 de novembro, gratuito e aberto ao público em geral

Da Redação – Os formandos do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Claudinei Murari Junior, Isabela Miranda Silva e Mariana Almeida dos Santos, apresentar na Eureka, tradicional evento da Mauá, de 06 a 08 de novembro, o projeto Sinais: um jogo de tabuleiro e cartas que permite o ensino básico de Libras para crianças surdas e ouvintes interagirem juntas, com o objetivo de socializar e alfabetizar ambas. A apresentação do projeto acontecerá no dia 07 das 10h às 19h30.

Estima-se que no Brasil há aproximadamente 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Segundo o Censo de 2010 do IBGE, cerca de 2,2 milhões de pessoas são surdas com grau severo, isso significa que a comunicação é o maior desafio para esse grupo. A Libras é uma língua gestual que utiliza todo o corpo como forma de expressão e comunicação, mas, infelizmente, poucas pessoas falam em Libras. 

“O jogo é importante para estimular a interação entre crianças surdas e ouvintes, por meio dos desafios de cada jogador para montar um dos personagens. O objetivo é despertar a aproximação das crianças e dos adultos com a experiência do jogo”, diz Agda Carvalho, orientadora do grupo.

Como Jogar? 

Em Sinais, o objetivo é acertar o maior número de palavras em Libras e montar seu personagem antes de todos. Durante a partida, cada jogador deverá escolher uma carta dos montes principais (dispostos no tabuleiro) e tentar interpretar a palavra que aparece no verso em Libras. 

Se conseguir, o jogador fica com a carta e ganha uma moeda. Se errar, a carta voltará para o fundo do baralho em que saiu. Com as moedas, os jogadores poderão comprar cartas de ação e usá-las para impedir que seus oponentes construam um personagem antes de você. 

Existem três tipos de carta de ação: Roubo, Proteção e Imposto. A carta Roubo permite que um jogador roube uma carta conquistada por outro jogador; a carta Proteção permite proteger suas cartas e impede que sejam roubadas e a carta Imposto permite que os jogadores peguem moedas de seus oponentes. 

Para descobrir se a interpretação está correta, utilize o gabarito que acompanha os componentes do jogo ou veja as respostas pelo aplicativo. Ao final, quem conseguir acertar os desafios e montar um personagem primeiro, vence o jogo!

Devido à pandemia, neste ano a Eureka será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público. Todos os projetos são inspirados nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU).

EUREKA 2020 – Data: 06 a 08 de novembro. Em 06.11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13 h às 17 h e das 18 h às 22 h. Em 07 e 08.11, elas se concentram das 10 h às 14 h e das 15 h 30 às 19h30. Local: On-line. Participação gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Formandos da Mauá anunciam jogo de tabuleiro para o aprendizado de libras"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *