Diadema recebe Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso

2549 0

Da Redação – Na última semana, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso, na RECAD. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

“Estamos felizes em receber este Selo. Desde o ano passado estamos trabalhando para fortalecer o Conselho Municipal do Idoso. Hoje, temos um Fundo Municipal para captar recursos e investir em políticas públicas. Ao longo deste ano, realizamos diversas atividades como o Mês do Idoso e o concurso de Miss e Mister da 3ª Idade”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A conquista do Selo Pleno é realizada em quatro etapas. A primeira é a assinatura do Termo de Adesão. Após a assinatura, o município precisa implantar algumas ações para a obtenção do Selo Inicial, como ter um Conselho Municipal do Idoso, adequar/ampliar a cobertura vacinal, realizar diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso, entre outros.

O próximo passo é cumprir as ações obrigatórias para a obtenção do Selo Intermediário e por último o Selo Pleno.

“O Selo demonstra o fortalecimento das políticas públicas setoriais. Gostaria de parabenizar Diadema por mais esta conquista. O ABC vem passando por um momento financeiramente difícil e mesmo assim a Prefeitura conseguiu implementar políticas. Isso representa um compromisso muito grande com a população”, afirmou o diretor técnico regional de Assistência Social das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Leandro de Oliveira Feltran.

Hoje, há cerca de 40 mil idosos no município de Diadema. Destes, 462 estão cadastrados no Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) e 230 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Instituto Enéas Tognini.

O CCMI é um órgão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que oferece aos idosos diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó. As oficinas são realizadas com o propósito de levar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos e comunidade.

Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.

“Somos um município que se preocupa com o envelhecimento populacional e mais do que isso, investe em políticas públicas para esta população. O CMI se preocupa com o idoso e temos visto o empenho da Prefeitura em fazer políticas e desenvolver programas”, declarou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Érica Prudente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema recebe Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *