Coordenador do Nutrarte realiza intercâmbio na Itália

1559 0

Da Redação – Trocar experiências e conhecer grupos que utilizam o trabalho como ferramenta de reabilitação psicossocial, tendo como base as práticas de economia solidária e sustentável. Esses foram os objetivos do intercâmbio realizado pelo coordenador do Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte) Marcos Silveira, que integra a rede de saúde mental de São Bernardo. Entre os dias 5 e 10 de outubro, ele visitou série de iniciativas desenvolvidas na cidade italiana de Bologna e arredores e participou de discussões sobre como fomentar e viabilizar projetos semelhantes em São Bernardo.

Silveira viajou à Itália a convite do Brasil Próximo, programa de cooperação internacional firmado entre Brasil e Itália para consolidar uma rede de políticas e oportunidades de desenvolvimento local, solidário e integrado para melhorar as condições de vida dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira. O coordenador afirma que as práticas exitosas dos italianos podem inspirar as realizadas no Brasil.

“O cooperativismo social na Itália tem amplo apoio governamental não apenas na estruturação dos projetos, mas também no pagamento de bolsas aos usuários, uma espécie de salário fixo. Os recursos gerados com a produção da cooperativa são investidos na ampliação de suas atividades, para agregar outras pessoas. As atividades também são diversificadas entre produtos e serviços, outro aspecto que pode nos servir como exemplo”, explica.

Durante a visita, Silveira detalhou o trabalho do Nutrarte, que promove ações de inclusão e participação social dos usuários da rede de saúde mental por meio do trabalho e cultura.  Atualmente, cerca de 180 pacientes em sofrimento mental grave ou uso abusivo de álcool e outras drogas participam mensalmente das oficinas de costura, artesanato, movelaria, horta, pastelaria e palhaçaria, ofertadas na sede do núcleo no Bairro Taboão e também nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A estratégia visa à reinserção social e geração de renda com base nas práticas em economia solidária.

Em maio, o Nutrarte recebeu a visita de uma delegação italiana formada por técnicos da área de atenção psiquiátrica da Bologna e foi elogiado pelos estrangeiros.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coordenador do Nutrarte realiza intercâmbio na Itália"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *