Ano Novo Judaico se aproxima e traz esperança de um novo ciclo

533 0

Judeus comemoram em 19 de setembro a passagem para o ano de 5781 com mesa repleta de simbologia

Da Redação – O Rosh Hashaná é um dos feriados mais significativos para os judeus.  E, ao contrário das festividades convencionais de final de ano, esse é um momento de meditação, reflexão, balanço dos acontecimentos no período e esperança de um novo ciclo com renovação e boas vibrações.

A celebração tem duração de 10 dias. Nos dois primeiros, que esse ano são em 19 e 20 de setembro (com início das comemorações na noite de 18 de setembro), comemora-se a chegada do ano de 5781, momento de ir à sinagoga, renovar a aliança e o comprometimento com Deus de viver com correção no ano que se inicia.

As celebrações são feitas em família, com refeições especiais, normalmente acompanhas de maçã e mel. “Muitos são os doces servidos, para que assim também seja o ano que está chegando. Pão de mel, bolo de mel e maçã com mel são tradicionais. Para o prato principal, o peixe é o escolhido, e vem acompanhado de saladas e receitas típicas judaicas”, explica o rabino Sany Sonnenreich.

A mesa preparada para a festa está cheia de simbologias e vale a pena ser vista. Velas para iluminar a chegada do ano novo, um cálice de prata, frutas, pães redondos que representam o ciclo da vida, entre outros. “Ao final do período de Rosh Hashaná, 10 dias depois, acontece o Yom Kipur, o Dia do Perdão, que é um dia de jejum, penitência e perdão. É quando Deus sela o destino de cada pessoa para o ano que se inicia”, finaliza o rabino.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ano Novo Judaico se aproxima e traz esperança de um novo ciclo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *